A Instituição

Visão, origens e história

Caracterização da Instituição

O Centro Social D. Bosco pertence à Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril e desenvolve a sua actividade educativa através de um Berçário, Creche e Pré-escolar. Está situado no Vale da Amoreira, Estoril, na Rua D. Bosco.

Esta Associação é constituída por antigos alunos salesianos na sua maioria da Escola salesiana do Estoril. A fundação oficial data de 9 de Setembro de 1977. É uma Associação que não tem fins lucrativos e que exerce a sua actividade motivada pelo sentimento do afecto e do espírito de fraternidade que une toda a família salesiana, pela exigência de conservar e desenvolver os ensinamentos da escola de D. Bosco e ainda pela intenção de difundir, pela acção, o espírito salesiano.

Os passos da sua história podem, sucintamente, resumir-se ao seguinte:

Em 1984, foi solicitada à Câmara Municipal de Cascais a cedência de um terreno no qual a Associação se propunha prestar apoio à infância e juventude cooperando com as famílias no desenvolvimento integral da criança e dos jovens, bem como promover actividades de apoio social à terceira idade e de assistência aos associados em situação de invalidez ou de carência de meios de subsistência e também promover a protecção da saúde através de cuidados de medicina preventiva curativa e de reabilitação.

Passados dois anos, foi cedido pela Câmara Municipal de Cascais o terreno para o Centro D. Social Bosco, na localidade da Amoreira e em Dezembro de 1989, foram erguidas as suas primeiras paredes.

 

Em Maio de 1991, a Associação foi erigida como Instituição Particular de Solidariedade Social e em 1997 recebeu as primeiras crianças na Creche.

Actualmente tem a funcionar um Berçário, Creche e Pré-escolar onde diariamente são recebidos cerca de cento e vinte clientes.

Hoje, passados alguns anos, dispõe de um conjunto de salas devidamente apetrechadas, para além de outras infra-estruturas de apoio, de que se destacam o ginásio, um auditório devidamente equipado, um salão multiuso, um refeitório com cozinha, um polidesportivo e três parques infantis.

Encontra-se em fase de projecto a ampliação e requalificação das instalações, com vista ao aumento do número de clientes e ao alargamento das actividades educativas ao Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

A Escola é dirigida pela Direcção da Associação e por uma equipa constituída por uma Directora Técnica, uma Coordenadora Pedagógica, que também é educadora, cinco educadoras de infância, treze auxiliares, dois administrativos e um porteiro, para além de vários colaboradores externos, nomeadamente para os serviços de apoio técnico, as actividades de enriquecimento curriculares e desportivas.

Ao fim de semana são ainda desenvolvidas actividades sócio religiosas como a Eucaristia para a população da zona da Amoreira e catequese para as crianças da mesma zona.

 

Apoiar a AAASE


Somos um Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que dirige a sua atividade principal para a educação e ainda para o apoio às famílias e comunidade.

Saiba como ajudar-nos ao preencher a sua Declaração de IRS.

Mais informações...

Projeto Educativo de Escola 2016-2019

Leitura rápida

Completo

Download