A Instituição

Origens e história

O Centro Social D. Bosco pertence à Associação dos Antigos Alunos Salesianos do Estoril e desenvolve a sua atividade educativa através das Respostas Sociais de Creche e Pré-escolar.

A nossa Escola foi criada no sentido de criar uma resposta educativa de qualidade para a primeira infância, utilizando os mais conceituados princípios e metodologias ao nível da educação, conjugados com a pedagogia salesiana - Sistema Preventivo, baseado nos ensinamentos de Dom Bosco que defendia uma educação assente em três pilares principais: Razão, Amor e Espiritualidade.

Somos uma Associação sem fins lucrativos e acordo com a Segurança Social, constituída por antigos alunos, na sua maioria da Escola Salesiana do Estoril, e que exerce a sua atividade motivada pelo sentimento do afeto e do espírito de fraternidade que une toda a família salesiana, pela exigência de conservar e desenvolver os ensinamentos da escola de D. Bosco e ainda pela intenção de difundir, pela ação, o espírito salesiano.

As nossas instalações foram construídas em terreno cedido pela Câmara Municipal de Cascais na Amoreira, Freguesia de Cascais e Estoril, tendo sido erguidas as primeiras paredes em Dezembro de 1989.

Em Maio de 1991, a Associação foi erigida como Instituição Particular de Solidariedade Social e em 1997 recebeu as primeiras crianças na Creche.

Atualmente tem a funcionar uma Creche com Berçário e um Pré-escolar onde diariamente são recebidos cerca de cento e cinquenta alunos.

Atualmente dispõe de um conjunto de 8 salas devidamente apetrechadas, para além de outras infraestruturas de apoio, de que se destacam o ginásio, um auditório devidamente equipado, um salão multiusos, um refeitório com cozinha, um polidesportivo e três parques infantis.

Encontra-se em fase de projeto a ampliação e requalificação das instalações, com vista ao aumento da resposta educativa, nomeadamente em Creche com Berçário.

A Escola é dirigida pela Administração da Associação e apoiada por uma equipa técnica constituída por uma Diretora Executiva, uma Diretora Pedagógica, que também é educadora, uma psicóloga, educadoras de infância, auxiliares de ação educativa, dois administrativos e um porteiro, para além de vários colaboradores externos, nomeadamente para os serviços de apoio técnico especializado, e professores das atividades de enriquecimento curricular e desportivas.

Apoiar a AAASE


Somos um Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e de utilidade pública, que dirige a sua atividade principal para a educação e ainda para o apoio às famílias e comunidade.

Saiba como ajudar-nos ao preencher a sua Declaração de IRS.

Mais informações...

Projeto Educativo de Escola 2016-2019

Leitura rápida

Completo

Download