Projetos Pedagógicos

A AAASE é desde 2001 pioneira na implementação de Projetos de preservação e educação ambiental no âmbito do Programa Eco-Escolas:

Este trabalho conta com uma pareceria com a Associação Bandeira Azul, no âmbito do Programa Internacional da Foundation for Environmental Education, desenvolvido em Portugal desde 1996, que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental e/ou Educação para o Desenvolvimento Sustentável.

A Câmara Municipal de Cascais é também um parceiro privilegiado no desenvolvimento e apoio a este projeto e, para além de iniciativas que dinamiza no âmbito da educação ambiental, faz-se representar nas reuniões Eco-Escola da nossa Associação. 

 

Continuar...

A AAASE integra-se no Programa Hortas nas Escolas, promovido pela CMC, no âmbito do qual tem participado em ações de formação que lhe permitem adquirir técnicas de agricultura biológica.

A Horta Pedagógica da AAASE, permite às crianças um contacto direto com a Natureza, estimulando uma aprendizagem ativa e uma melhor consciência ecológica. 

As crianças desde a creche ao pré-escolar, desenvolvem o conhecimento do meio, ligação à natureza, noções matemáticas, destreza motora, criatividade, desenvolvimento emocional, responsabilidade.

 

Continuar...

Dinamiza-se na escola o projeto “Ler em Família”, no âmbito do qual todas as crianças, tanto de Creche como de Pré-Escolar, levam periodicamente para casa um livro, que será lido em família.

Através deste projeto, pretende-se criar fomentar o gosto precoce pelo livro e o contacto com a leitura, estimulando as relações familiares e proporcionando a estimulação da linguagem através do contacto com a literatura infantil.

 

Continuar...

A nossa Escola promove a participação das crianças de Pré-escolar nos desafios lançados pela Fundação Ilídio Pinho no âmbito do Projeto Ciência na Escola, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência e o Ministério da Economia.

Estas entidades celebraram um Protocolo com vista à instituição de um prémio anual, o Prémio “Ciência na Escola” - Fundação Ilídio Pinho, que visa motivar todos os alunos, da Educação Pré-Escolar, dos 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, das diferentes vias de educação e formação, para a aprendizagem das ciências e para o desenvolvimento das áreas tecnológicas.

 

Continuar...